Dax, por Igor Lisboa

Dax, por Igor Lisboa
Este era o antigo logo do chat (sem edição), mas fica aí mais um desenho do Dax pra vocês!

Pesquise besteiras!

Postagem em destaque

Week'ly.Ca

Galera!

Parceiros do Blog:

Top 100 Web Comics

Top 100 Web Comics
Clique aqui e vote!

NÃO CLIQUE NESSA BOMBA. ⇧

Se clicou, não se preocupe, é só link que tá 120% quebrado. Mas eu se fosse você, não clicava. O quê? Porque eu não tirei, então? Porque eu não tenho mais essa imagem. Quer dizer, eu tenho, mas não do jeito que tá aí. F***c.
Powered By Blogger
Licença Creative Commons

A obra Dax Striker de Igor Lisboa e Cath Gomes está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Copyright © 2010-2011 Dax Striker by Igor Lisboa & Catarina Gomes. All rights reserved. Tecnologia do Blogger.

Visitas:

Oi, meu chapa! SE LIGUE!

Este blog altamente quebrado é atualmente um arquivo, ou seja, ele não funciona mais para postagens e existe apenas como registro de atividades passadas (que nostalgia!)... *AHEM* Se quiser ter acesso ou encontrar os autores antigos deste site, pesquise pelas redes sociais de @shirtsleevesact (Igor) e de @cathgomeswow (Cath). Tá avisado.

História

Origens

Quando este blog foi criado, Igor e Cath ainda eram adolescentes e colegas na escola. E amigos também, claro.
Eles costumavam compartilhar não apenas momentos desenhando e criando histórias meio loucas (nas aulas, principalmente), como também gostos no universo dos quadrinhos.
Igor e Cath já haviam desenvolvido uma história em conjunto, anteriormente a esta, as tão-temidas-infinitas Crônicas de Gregórios, que se passavam no mundo fictício de Azria e acompanhavam as aventuras de um personagem (o heroi) chamado Evans McRose e seus fiéis amigos. Entretanto, essa história lembra mais um... Final Fantasy V? Um RPG? Não que isso seja um problema, de modo algum (XD). O que quero dizer é que apesar de ter um universo rico e de, na época, ambos estarem empolgados na expansão do enredo, não existia muita liberdade narrativa para que se pudesse escrever sobre eventos cotidianos mais próximos à realidade de dois estudantes bobos.

Foi quando, nos idos de 2009 e 2010, eles tiveram contato pela primeira vez com Scott Pilgrim (Bryan Lee O'Malley), na ocasião em que este foi lançado em português, no Brasil. Mais precisamente, Igor descobriu Scott. E, para quem viveu o auge das grandes jornadas heroicas do "jovem japonês comum" (vibe Bleach) nos mangás e animes, ler um quadrinho sobre as desventuras de um jovem adulto, tão gente como a gente e apenas em busca de um amor - embora isso tenha envolvido (SPOILER?) 7 ex-namorados do mal - encheu as almas de Igor e Cath de alegria. Aquilo era fascinante e alucinante demais! Pouco tempo depois, outra história mexeria com eles e traria mais inspiração e motivação na criação de um novo universo: O mangá Bakuman, dos mestres Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (Death Note). Hoje é possível saber que o final é TOTALMENTE BOBO, MELEQUENTO, QUE FINALZINHO HÉIN? (com todo respeito, eu amo vocês Ohba e Obata. Beijo. <3), mas a história do mangá, no geral, era de fácil e rápida identificação: Dois jovens, colegas de escola, em busca do tão sonhado sucesso como artistas, como mangakás. Era algo como... como eles, como nós!
Aquilo era novo e era real. E logo essas referências seriam as bases para que Igor e Cath pudessem escrever uma história, na qual transmitiriam, finalmente, sobre o que, pra eles, significava ser jovem e artista e ter sonhos simples de vida. Quer dizer, nem tão simples assim. Bem, é isso: Dax Striker bebeu bastante dessas fontes.

Fica aqui um agradecimento especial ao artista Ivo Puiupo, que, de certa forma, também foi uma referência para nós e esteve nas origens deste projeto. Dax Striker, antes de tudo, era uma história, apenas uma ideia. Quando Igor e Cath o conheceram, um mundo de possibilidades se abriu diante deles, numa época em que a internet era uma terra inexplorada. Este blog é o resultado deste mundo de possibilidades.

A História de Dax Striker

Pra início de conversa, Dax Striker nunca teve uma história escrita oficialmente. Sim, exato. Dax é como o texto da história perdida dos Piratas da Tarja: Ninguém sabe onde essa budega tá, se realmente existiu (existiu sim), se é tudo uma alucinação...nhé, não é pra tanto. Bom, apesar de não ter uma história, história meeesmo, Dax sempre teve um... texto de apoio, se é que podemos chamar assim. Que, inclusive, foi a única coisa que sempre existiu de documentado: Uma série de notas que ficaram registradas esse tempo todo, PASMEM, neste blog. Bem, seguem essas "anotações" (reeditadas, obviamente):

DAX STRIKER conta a história de um adolescente canadense de 16 anos chamado Dax Tremblay*, conhecido em sua escola (até certo ponto) por desenhar muito bem e criar histórias em quadrinhos. Ele mantinha, juntamente com o seu primo, Simon (um aprendiz de animador), uma espécie de blog, no qual postava suas criações. (OLHA QUE COINCIDÊNCIA!)

Mas nem todos admiravam os trabalhos do Dax, claro: Nic Frederic, o outro lado dessa moeda, era um cara super mal encarado e arrogante, que invejava tudo o que o Dax fazia, principalmente, sua habilidade de desenhar. Nic chegou a enganar o Dax, se passando por amigo só para roubar as suas criações e postá-las em um outro blog. Nic queria, a todo custo, superar Dax.

Em dado momento, Dax e Nic tem uma briga feia. Horrível. Horrorosa. Dax, então, com muita raiva, resolve escrever uma história em quadrinhos curta, com o título de "Time Over'Stop", retratando uma briga entre dois personagens criados por ele, sendo que, um deles, se chamava "Striker". A história, obviamente, emulava a briga que Dax tivera com Nic, mas, mesmo assim, ele não hesitou em postá-la em seu blog para provocar seu inimigo (brabo). Ao ver isso, Nic fica possesso e resolver dar um basta nesta história. Literalmente.

Nic compreende que a melhor solução para este tipo de situação era arrumar uma forma de alterar a realidade (OXE?), e, para alcançar tal feito, ele resolve consultar um site de "trocas mágicas" (mais um daqueles sites de baboseiras na internet, você já tá ligado). Lá ele encontra um feitiço com um sistema tentador: Ele poderia trocar a sua alma ou a alma de qualquer membro da sua família por um desejo, qualquer desejo. Nic, então, desejou que fosse a pessoa mais talentosa do mundo e que Dax e suas histórias fossem o oposto do que são. Só que o feitiço, claro, dá errado: Dax se transforma em Striker, seus desenhos ganham vida e Nic, agora, precisa ser combatido antes que as coisas fujam verdadeiramente totalmente do controle.

*OBS.: O registro oficial do sobrenome do Dax foi perdido com os anos. Então, de onde veio este sobrenome? Uma folha de papel beeem antiga possuía escrito nela os nomes "Simon Hollis Tremblay", como uma anotação e nesta exata sequência. Não é possível saber se essa informação foi registrada para não ser esquecida (como um rascunho) ou se este sobrenome é uma versão primitiva do sobrenome do Simon, o primo do Dax. O mais provável é que seja o seu sobrenome mesmo, por isso, foi mantido no texto final também para o Dax.



> EXTRA DO EXTRA: Após revisar as postagens durante a reorganização do blog, eu percebi que em "O personagem principal (Extra Notice!)" é mencionado que o nome do Dax é Dax "Striker" Tremblay. Foi mal galera, isso significa que o sobrenome já tinha sido citado anteriormente no blog e que, portanto, eu viajei na colocação acima do Simon. Provavelmente, o que rolou foi que eu pensei que os registros tinham se perdido enquanto organizava os arquivos físicos de Dax Striker, já que neles realmente não pode ser encontrado o nome completo do Dax. E sim, temos arquivos físicos.

Além disso, nesta mesma postagem, são ditas as seguintes coisas (que podem gerar confusão):

"[...] um dia Dax escreve um historia chamada ''Time Over'Stop!'' que retrata a historia de uma briga entre Max Stevie e Fred Hunpert que é baseado na briga entre Dax e Nic, porem tres meses apos escrever essa historia, posta ela num site que Nic acaba encontrando e tomando mais raiva ainda de Dax.
Nessa mesma noite Nic pira de vez e resolve entrar em um site de "trocas magicas" que era um sistema onde ele vendia sua alma ou a de alguem da familia para realizar o desejo dele, e o desejo dele foi que todas as 6 historias de Dax virassem realidade... [...]"

Toda essa parte foi reescrita porque, depois de 500 tantos anos, nada fazia muito sentido.
Primeiramente, o nome do personagem na história da briga escrita pelo Dax, e que era uma representação metafórica dele, teve o nome alterado de Max Stevie para Striker, já que, posteriormente, Striker ganha vida e meio que torna-se o alter ego do próprio Dax...Conseguiram entender?
Depois, vemos que Nic teria demorado três meses para encontrar a história. Mas isso não se encaixava na narrativa, já que Nic era totalmente obcecado por Dax e seus trabalhos. Ele não levaria tanto tempo para encontrar uma parada dessas. Por isso, o tempo foi reduzido drasticamente.
Por último, o desejo do Nic deixou de ser que todos os desenhos do Dax ganhassem vida. Tipo...???
Então, o fato dos desenhos do Dax ganharem vida é apenas uma consequência do rolê.

Personagens


Dax Tremblay

Protagonista da história (ah, vá), Dax é um adolescente canadense de 16 anos que dedica boa parte do seu tempo livre aos desenhos e à criação de quadrinhos, sendo eles, muitas vezes, inspirados em acontecimentos que ocorrem no seu dia-a-dia como um estudante colegial. Simpático, mas não ao ponto de ser totalmente extrovertido, ele possui uma quedinha por uma garota que estuda na mesma escola que ele, chamada Lucy Marvy, para qual não tem coragem suficiente para se declarar. Apesar de não ser exatamente popular, Dax tornou-se um garoto mais ou menos conhecido na sua escola, justamente por causa das suas criações e do blog que mantinha com o seu primo "cabelo de fogo", Simon (ou será que as pessoas só tinham interesse nas suas habilidades para as aulas de Artes? Enfim.). A vidinha tranquila de Dax vira de ponta cabeça quando o seu então pseudo-amigo, Nic, resolve trocar a alma dele pelo desejo de que Dax se tornasse o oposto do que era. Assim, Dax passa a alternar entre duas personalidades, a sua, e uma outra completamente oposta a sua, a do totalmente sem noção e expansivo, Striker.

Striker

"Também chamado de 'The Striker' por seus amigos e inimigos" (fictícios...?), ele era, antes de tudo, uma criação de Dax, tendo aparecido pela primeira vez no quadrinho "Time Over'Stop". Striker foi escrito para ser "uma versão de um universo paralelo bem distante" de Dax, um ser super-habilidoso e o provável capitão de um navio voador futurista, o único capaz de enfrentar a ameaça do grande pirata e vilão Sir Fred Humpert. Após o feitiço feito por Nic, Striker "ganha vida" e passa a dividir e se manifestar através do corpo de Dax, surgindo constantemente com suas roupas e personalidade extremamente extravagantes. Impulsivo, extrovertido, fanfarrão, beirando quase o chato, Striker deposita uma confiança absurda em si mesmo: Ele se acha. Mas, desta vez, para acabar com uma nova e maior ameaça, ele precisará contar com muitas outras ajudas, que não somente a do seu próprio ego.

Nicholas "Nic" Frederic
Colega de classe de Dax (possuindo, também, a mesma idade), Nic é um cara arrogante, autoritário e invejoso. Apesar de ser uma pessoa desprezível, ele é dissimulado e, em boa parte dos momentos que interage com as pessoas, finge ser alguém minimamente bacana e educado (o que ele, definitivamente, não é). Porém, isso é o suficiente para fazer com que todos acreditem que aquele é apenas o seu jeitinho peculiar de ser e de viver, e não que ele é um babaca (como ele realmente é). Essa dramatização chegou a convencer até mesmo Dax, o que fez com que, durante algum tempo, eles tivessem uma amizade, meio... diferenciada, se é que podemos colocar assim. Mas, claro, tudo o que Nic faz é com intenções suspeitas por trás e logo isso o levou ao momento da sua briga com Dax, que desencadeou uma série de outros eventos, até mesmo, levando-o a vender a sua alma em troca de um desejo cruel.

Simon Tremblay 🔥
Primo de Dax, com o qual divide um blog, Simon é um bem humorado wannabe animator ("aspirante à animador", para os mais chegados) de 14 anos. Sua característica mais marcante é a sua inconfundível franja, pintada de forma que lembra uma labareda, o que conferiu a ele o apelido de "cabelo de fogo". Ele e Dax são praticamente como irmãos um para o outro, já que o real irmão mais velho de Dax já está na faculdade e Simon é filho único. Mais do que isso, eles também compartilham muitos gostos, como o por desenhar. O sonho de Simon é se tornar um grande animador de séries e ele vê o blog como uma excelente oportunidade para isso.

Lucy Marvy
Apesar de estudar em uma turma diferente da de Dax, ele é completamente apaixonado por ela desde que a conheceu no Clube Vespertino de Fotografia na escola. Infelizmente, Dax não encontrou AINDA a coragem que precisa pra se declarar para ela (ele treme só de ter que pensar nisso, tomar coragem do nada não é exatamente o seu forte). Enquanto não arranja o seu "impulso certo" para dizer o que sente a Lucy, Dax busca agradá-la do seu jeitinho, colocando-a como uma heroína recorrente em seus quadrinhos. E devo dizer que ela... Curte bastante isso! Bem, é um começo para o nosso protagonista, não é mesmo?

Imaginação
Com a pele azul, uma cauda e cifres, Imaginação é mais uma das criações, um dos personagens de Dax. À primeira vista, ele parece ser agressivo, mas é uma criatura humanoide demoníaca totalmente gente fina e da paz. Após as coisas ficarem totalmente doidas e Imaginação ganhar vida por causa do feitiço de Nic, ele busca agir como uma voz da consciência do Dax e um contraponto barra pesada às atitudes impulsivas de Striker. É ele quem impede que alguma besteira seja feita quando o alter ego exagerado de Dax assume o corpo do garoto.

Curiosidades

  • O antagonismo entre Dax e o seu alter ego Striker foi livremente inspirado nas duas fases (adolescente e adulto) do personagem Simon do anime Tengen Toppa Gurren Lagann;
  • A relação de Dax com seu irmão mais velho provavelmente foi inspirada, na época, na relação de Igor com o seu irmão, que era relativamente mais velho do que ele;
  • Dax tem uma trisavó por parte de pai de origem étnica indígena norte-americana.